A diferença pode parecer sutil, mas não se engane: faz toda diferença para o sucesso. Nada adianta os softwares de última geração e as consultorias mais renomadas se não houver uma imersão no processo. Estar perto do cliente e saber sua necessidade; entender o mercado não apenas com artigos e palestras, mas também indo a campo para interpretá-lo.
É como querer abrir uma padaria e não saber fazer pão ou não conseguir acordar cedo. Ou vender sanduíches sofisticados e caros a um público que conta moedas para tomar uma média com pão na manteiga.
Uma campanha publicitária de um banco renomado foi muito feliz ao afirmar que o problema de algumas empresas é ao crescer se afastar do cliente. Realmente , me sinto na obrigação de questionar alguns empresários se eles ainda se lembram para quem vendem. A pergunta é medíocre, mas acreditem que a resposta é pavorosa.
O importante é não deixar de sentir as tendências, a mudança cultural e as sugestões. Ter uma equipe apta para absorver do externo para o interno gradualmente e de forma perene. A grande sugestão é investir mais nos gestores do projeto e não acreditar que um software vai ser suficiente. Certamente ele é bom, mas não faz milagre sem uma equipe eficaz.
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