segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Desemprego X Empreender



A solução para sua carreira talvez não seja arrumar emprego, mas dar emprego. Com o aumento do desemprego nas capitais, aumenta o número de jovens que se aventuram na sua própria empreitada. Em Salvador, a capital do desemprego 70% das pessoas que procuram o Sebrae estão desempregadas. “É a única forma que eles vêem para entrar no mercado de trabalho. Empreender não pode ser por necessidade apenas, tem que ser por criatividade” comenta a técnica em orientação empresarial do Sebrae, Josélia Pontes.


Aproximadamente 24 milhões de brasileiros têm entre 18 e 29 anos de idade, representando quase um terço de nossa População Economicamente Ativa (PEA). As mudanças no mercado de trabalho, maiores exigências de qualificação e aumento da competição profissional, dificultam o acesso destes jovens ao primeiro emprego, transformando-os numa das categorias mais vulneráveis do mercado de trabalho.


No ano 1999, segundo o IBGE, havia mais de 16 desempregados em cem jovens entre 18 e 19 anos (16,91%). Para pessoas de 20 a 24 anos, a taxa alcançou 11,88%. Para os de 25 a 29, foi de 8,3%. São índices que superam a taxa nacional de desemprego, de 7,82%.


Diversos programas e instituições como Sebrae e Incubadoras de empresas no Brasil buscam apoiar os jovens com vocação para criar seus próprios negócios, facilitando capital e a capacitação para assumirem o desafio empresarial.


Contudo, não se pode pensar que empreender é não ter chefes e obrigações. Trata-se de um muito trabalho e planejamento. O diretor superintendente do Sebrae Sérgio Malta destaca que abrir e, sobretudo, manter uma pequena empresa ainda é um grande desafio. Além disso alerta que para o Brasil oferecer um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios, com menos impostos e menos burocracia, é necessário que o Senado também aprove o projeto da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, recentemente aprovado na Câmara dos Deputados.


Atualmente, metade dos pequenos negócios fecha as portas com até dois anos de vida. Nos países mais desenvolvidos, esse número varia de 20% a 40% Se não houver planejamento, é bem possível que haja o insucesso. Por outro lado, um jovem com criatividade e força de trabalho em parceria com órgãos sérios podem ajudara diminuir esses números das pesquisas: tanto de desemprego, quanto de empresas com portas fechadas.

Nenhum comentário: