sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Moda Inteligente

Falar sobre desenvolvimento sustentável virou moda. Cada vez mais encontramos pessoas dispostas a discutir o assunto, seja em um seminário ambientalista, em uma tese científica, ou até mesmo em algum relatório empresarial. O termo dá início a inúmeros debates sobre meio ambiente, economia, política e desenvolvimento humano.

De acordo com os empresários, mais do que um simples modismo, a prática do DS veio pra ficar, tomando como exemplo o propósito europeu de aumento da conscientização ambiental por parte das organizações empresariais e dos indivíduos. A proposta é progredir sem degradar o meio ambiente e nem exaurir os recursos naturais. E para que essa meta seja alcançada é preciso que haja planejamento, além do bom senso das pessoas para reconhecer que os recursos naturais são finitos. Esta concepção representa uma maneira diversificada de desenvolvimento econômico, colocando como alvo principal o meio ambiente.

Seguindo essa linha de sustentabilidade, tomamos como exemplo a rede paulista de lavagem de carros Dry wash, comandada pelo publicitário Lito Rodrigues, de 40 anos. A empresa começou em 1994, quando o publicitário resolveu investir na profissionalização do setor de lava-rápidos. Mas foi na hora de ampliar o negócio – o empresário pretendia lavar carros cada vez mais próximo de seus clientes –, que surgiu o problema: como trabalhar nas garagens de condomínios, por exemplo, se nesses lugares não havia a disponibilidade de água?

E foi no intuito de solucionar esse problema que Lito Rodrigues iniciou as pesquisas para dar origem a um novo sistema de lavagem. “Eu tinha esse problema para resolver e, também, estava consciente de que a água é um recurso natural escasso. Surgiu então o desejo de desenvolver um sistema de limpeza a seco”.

Nascia assim o Eleva Dry wash Neutro, uma composição química que dá brilho, impermeabeliza a pintura, faz com que o carro demore mais tempo para sujar e, o mais importante, não interfere no meio ambiente. Atualmente, a empresa é referência de responsabilidade social e ambiental. O próximo passo é substituir os produtos químicos por alternativas orgânicas.

O progresso de uma empresa deve estar alinhado com o desenvolvimento de pessoas, cuidado com o meio ambiente e lucro, produzindo uma verdadeira e inteligente evolução humana.

Aline Fróes

Fonte >> Notas - Geral. REVISTA VOCÊ S/A: Entrevista, n. 122, p. 17, agosto/2008.
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais

Um comentário:

Anônimo disse...

como eu já te disse, sou leigo nesta área e você trouxe informação de qualidade. Parabéns pelo trabalho e qualidade do texto.

Bjs