segunda-feira, 5 de julho de 2010

Aulas de empreendedorismo

Certa vez fui questionado sobre minha formação. Dou aula de gestão de negócios e empreendedorismo, e acho que a turma aguardava de forma óbvia um curso de administração, economia ou engenharia d eprodução sendo dito de minha boca. Mas aí veio a surpresa: Sou formado em jornalismo. Mas isso pode? Veio a pergunta silenciosa nos olhos de meia dúzia de adolescentes. Eu então me sento na obrigação de entrar em um outro assunto da aula. Assunto este, que compartilho com vocês.
As profissões não são caixas fechadas de de faculdades específicas. Claro, tirando o caso de um médico, advogado e profissionais que precisem ser formados em determinada área para exercer a função.
Mas eu já vi geógrafos que são ótimos arquitetos. Filósofos que administram empresas de forma excelente e administradores apresentadores de programas de auditório. O que significa isso? A mais pura lição das inteligências múltiplas de Gardner e a visão plural de Vygotsky. Estamos aquipara usar nossas habilidades a nosos favor. Foi por causa de médicos criativos e visionários que a maioria dos máquinarios em hospitais e clínicas conseguiram acesso.
Minha visão jornalística me auxilia a encarar o mundo dos negócios com maior apelo comportamental, de marketing e de gestão. Colocando essas três bases como pilares fundamentais no mundo corporativo sem colocar maior força em nenhum deles.
Vamos sempre abrir a cabeça! Com essa frase terminei a explanação e abri pras dúvidas. O assunto que eu dava anteriormente só na aula seguinte, mas valeu a pena!

Nenhum comentário: