domingo, 17 de maio de 2009

Filosofia e empreendedorismo

Minha viagem empreendedora entra nos caminhos da filosofia. O empreendedor é um explorador do conhecimento. Nunca um estudioso apenas. Ele transpassa a academia , as teses, as simulações. Vai ao mundo real e bruto onde passa a lapidar com as ferrramentas que tem o seu objetivo. Ele deixa sua marca.


Aristóteles afirmava que todo Homem tem impulso pelo conhecimento. Mas aí, vago-me a pensar na diferença de impuslo para motivação. Talvez esta última varia a intensidade do impulso. E para ser empreendedor, o mergulho no conhecimento se torna inevitável. È assim que encontro um pequeno opúsculo com o título O que é o iluminismo? Nele, encontro o autor, Emmanuel Kant, usando o termo que preenche as lacunas do meu devaneio.”Sapere Aude- Ouse saber”.
A ousadia é o elixir que faltava para entendermos o conhecimento do empreendedor. Diferente de um simples amor platônico, quem empreende ama o que faz e não para nunca de fazer. Correr atrás. Ousar sair do ponto fixo, das certezas ditadas; dos dogmas impostos; da cultura aprendida desde cedo. Ousadia é dizer que Aristóteles não foi completo na sua teoria. Evidente que depois da ousadia há a necessidade de um embasamento para se diferenciar dos tolos que simplesmente se arriscam sem um propósito ou por mera rebeldia.
Questionar sempre devia ser um pressuposto para se manter vivo. Mas não é. É o básico para ser ousado. Para ser empreendedor.

2 comentários:

nani disse...

Adorei seu blog, parabéns.
Sobre um assunto que tanto me interessa.
abraços.
Brunna Figueiredo

http://sucesso-empreendedor.blogspot.com/

Leandro Nazareth disse...

Bem legal....
adoro essa frase do livtro alfa da metafísica do Aristóteles....

"todo homem por natureza tem o desejo de conhecer"

Abraços