terça-feira, 21 de outubro de 2008

O que nos falta é fogo no rabo


Luiz Justo. Há alguns anos, era um recém formado, trabalhava em uma grande multinacional, no que parecia ser um início de uma carreira promissora lá mesmo. Até que um dia (porque sempre temos aquele dia) foi visitado por um senhor. Um empresário com uma indústria pequena no fundo de uma garagem em São Cristóvão. Para piorar, o cara vendia casaco de pele em Búzios junto com biquinis. E como se não bastasse, o senhor chamado Oscar Metsavaht chama o jovem para largar toda a estabilidade para trabalhar com ele. E aí? vocês topariam?


Pois bem... Luiz contradisse toda família e topou. E está muito bem. Hoje é o CEO da empresa do seu Oscar.Uma empresa renomada, uma tal de Osklen.


Em palestra concedida a Universidade Veiga de Almeida, Luiz colocou em um slide a foto de um foguete subindo e perguntou como aquele fenômeno ocorria. Algumas respostas tímidas levantaram no auditório mas ele discordou de todas.
- Para o foguete subir, concluiu ele, precisa ter fogo no rabo.


É o fogo no rabo que faz a pessoa tomar atitudes como essa. Mudar de emprego, buscar sonhos, sair do marasmo. É fogo no rabo que faz a pessoa ver que quem vai à Búzios é a mesma pessoa que viaja para fora do páis e por isso, vender roupas para neve não é tão absurdo.
Fogo no rabo é buscar um nicho de mercado tão definido que até agora não tem concorrentes diretos à altura. A Osklen vende entre roupas de exercícios fisicos e roupas chiques. Dessa forma, apresenta vestimentas e calçados muito elegantes e resistentes.


Isso não é só comportamento, visão, oportunidade e marketing. É aliar a tudo isso uma vontade louca de ser diferente, de ouvir o cliente, de estar a frente.
Isso é ter fogo no rabo. E aí? Você tem fogo no rabo?

2 comentários:

Anônimo disse...

A gente chega lá!
bjs da sócia

Daniel disse...

Tópico interessante. Lendo assim parece até que a idéia surgiu em uma mesa de bar...